Alguma vez já tentou desvendar seus sonhos? E escrever sobre eles?
Foi esta a ideia de Álvaro Domingues ao lançar o livro “Sombras e Sonhos”, pela Balão Editorial.
O livro possui 36 contos sobre Sonhos, sombras, vida, morte e sentimentos. Com personagens fortes e estórias inesquecíveis, Álvaro nos conduz aos sonhos mais interessantes que, de forma ou de outra, já podem ter passado por nossa mente.
Álvaro Domingues é dono do Blog do Pai Nerd, onde faz resenha de livros e escreve ficção científica. Lançando agora o Sombras e Sonhos, pela Balão Editorial, que é uma reunião de contos que escreveu ao longo de sua vida, cedeu-me pessoalmente a seguinte entrevista:
Daily – De onde vem a inspiração para fazer estes contos?
Álvaro Domingues - Um deles, o Sublime, foi um sonho o qual minha esposa teve e eu transformei em conto. Outro por exemplo, o “Nossa Imagem e Semelhança”, surgiu de uma pesquisa que eu estava fazendo sobre inteligência artificial. São várias estórias, mas basicamente vem dos sonhos mesmo.
Daily – Notei um certo cinismo em seus contos. No conto “Finados”, por exemplo, você joga o tempo todo com o leitor para no final surpreendê-lo com a própria personagem.
Álvaro Domingues – É realmente esta a intenção, conduzir o leitor para ele achar algo e no final se surpreender.
Daily - A respeito do formato do livro “Sombras e Sonhos” notei que, nitidamente, certos assuntos possuem contos menores sempre, outros assuntos contos maiores. Há algum motivo especial?
Álvaro Domingues – Em algum momento da minha vida eu comecei a escrever mini-contos inspirado em um do Marcelino Freire. Era algo mais sintético, mas agora por causa do twitter, que é 140 caracteres, os mini-contos estão mais mini mesmo.
Mas, alguns contos pedem um tamanho maior. Lidar com a evolução do personagem, por exemplo, é algo que pede um processo mais longo.
Daily - Particularmente, notei uma verossimelhança com a Clarice Lispector e alguns clássicos da Literatura em seus contos. Aproveitando que disse sobre o Marcelino Freire, em quem você se inspira para escrever?
Álvaro Domingues – A Clarice é intimista, ela procura o que está na mente de seus personagens para então mostrar ao leitor, e isto eu costumo fazer. Até no conto “Nossa imagem e semelhança”, apesar de um dos personagens ser uma máquina, eu procurei dar sentimentos à ele e o tempo todo eu pontuei isto ao leitor. Um escritor mais próximo, na verdade, seria o Machado de Assis. Ele também tem este lado de lidar com as palavras, mas ele não consegue ter um bom envolvimento com os leitores modernos. Além dele eu procuro uma inspiração maior nos clássicos do meu gênero, ficção científica e fantasia, que é o Neil Gaimen e Ray Bradbury.
Daily - E, por que exatamente você criou um blog? Nós conhecemos escritores que já tinham uma vasta obra lançada e resolveram criar blogs e redes sociais para acompanhar seus leitores; já outros criaram estas redes sociais para simplesmente popularizar seu trabalho ou até mesmo para ter um maior espaço na mídia. Como foi o seu caso? Você já tinha um blog antes da obra lançada, já gostava de lidar com a internet?
Álvaro Domingues – O “Pai Nerd” não é o primeiro blog que eu tenho, há outro que chama “Sombras e Sonhos”. Ele foi o primeiro que eu fiz e tinha o intuito de somente mostrar meu trabalho. Já o “Pai Nerd” é um fruto do blog “Homem Nerd” no qual eu tinha uma coluna, que foi ideia do meu filho, entitulada “Pai Nerd”, que acabou virando o nome do meu novo blog.
Daily - No seu blog, o Blog do Pai Nerd, tem uma postagem que ensina “como transformar seus filhos em nerds” e nele você, além de ensinar, diz que muitas pessoas lhe perguntam como seus filhos viraram “nerds”. As pessoas costumam ter esta curiosidade mesmo? Seus filhos são todos “nerds”?
Exatamente, mas o ambiente foi favorável. Não era esta a intenção, mas acabou sendo… Tem livro até no banheiro da minha casa. Mas, eu gosto muito dessas coisas. e eles acabaram me seguindo no ambiente que eu criei.
Daily - E há alguma chance de seus filhos seguirem seu caminho e virarem escritores “nerds”?
Álvaro Domingues – Cada um está em um caminho. O mais velho é editor, o do meio está fazendo cinema e o mais novo quer fazer história. Vão parar no meio artístico de alguma forma…
Daily - E há futuras obras à caminho?
Álvaro Domingues – Eu tenho vários outros contos que poderiam ser reunidos e virar outro livro. Mas, eu também estou em projeto com um romance que envolve internet, a imaginação, a religiosidade e mais algumas outras coisas.
Tatiany Leite


É jornalista e a literatura em pessoa.
You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Sombras e Sonhos – entrevista com Álvaro Domingues"







Arquivo